Vida de Servo

Jesus os chamou e disse: “Vocês sabem que os governantes das nações as dominam, e as pessoas importantes exercem poder sobre elas.Não será assim entre vocês. Ao contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo, e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo; como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”.

Mt 20:25-28

Jesus deixou-nos diversos desafios para a nossa caminhada cristã. Amar ao próximo, perdoar e servir são alguns exemplos que Jesus deixou-nos como mandamentos e como fundamento de mais do que uma religião: um estilo de vida.

Ser cristão é praticar o que Cristo ensinou. E Ele não apenas nos ensinou com palavras, mas com a própria vida. Sendo Deus, Ele se humilhou em forma humana e conviveu conosco, proclamando Sua autoridade e demonstrando a humildade de um Servo fiel.

Viveu não apenas o exemplo de servidão a Deus, mas demonstrou um coração servo também para demonstrar amor às pessoas, e nos desafiou a vivermos assim também, como diz o texto-base.

Muitos de nós tomamos o exemplo de servidão para estabelecermos este tipo de relacionamento apenas com Deus. Vivendo num mundo onde as pessoas procuram obter vantagens em tudo em todo o tempo, ser servo é sinônimo de ser fracassado.

O texto revela claramente que devemos ter este tipo de comportamento entre pessoas que compartilham a mesma visão que nós. Se todos nos colocamos como servos uns dos outros teremos apenas Deus como Senhor absoluto de tudo o que fazemos.

Ser servo é o caminho para sermos autoridades no reino espiritual. Àqueles que mais servem são os que mais se destacam, ou os que mais devem se destacar em uma sociedade essencialmente cristã.

Isso serve não apenas como exemplo para as nossas vidas, mas como uma orientação para que escolhamos pessoas para nos liderar. Saberemos que determinada pessoa terá uma liderança abençoada por Deus se possuir um coração de servo. Um líder, antes de tudo, é um servo daqueles que o escolheram para serem respresentados ou orientados.

Exercer a liderança com autoridade não deve ser motivo de orgulho. Uma posição de autoridade, antes de ser um posto de honra, é um posto de responsabilidade e subserviência a princípios que colocaram o líder no posto em que se encontra.

Um líder, antes de ser uma pessoa que tem habilidades de se comunicar e de transmitir idéias com clareza e firmeza, é alguém capaz de reconhecer ser exatamente igual àqueles a quem representa e seu cargo, acima de qualquer honra que lhe possa trazer, é uma responsabilidade que deve ser avaliada em primeiro lugar o benefício de todos em detrimento do seu próprio.

Mas, mesmo que não haja qualquer pretensão em nossos corações de sermos líderes ou representantes, devemos demonstrar um coração servo, porque um coração servo é um coração cheio do Amor de Deus. Servir aos outros é servir a Deus, é contribuir para que todos caminhemos juntos o caminho que nos leva para junto de Deus.

Devemos demonstrar o amor através de atitudes que buscam o benefício dos outros assim como buscamos nosso próprio benefício. Faz parte da vida cristã a consciência coletiva. Uma consciência que converge para o bem comum onde nós contribuímos para o bem de todos e todos contribuem para o nosso bem.

Comentários

Postagens mais visitadas