O Senhor conhece os meus caminhos
Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.
Sl 1:2
Este é um post comemorativo, são mais de 50 posts de meditação que eu faço. São mais de 50 dias meditando na Palavra de Deus e aplicando seus ensinamentos às nossas vidas. Nessas horas a gente vê como o próprio Deus coloca em nós o prazer pela Sua palavra.
O primeiro salmo é um salmo que todos nós deveríamos saber de cor e falá-lo todos os dias, é um dos textos que possui aplicação prática 7 dias por semana, 24 horas por dia, seja seu dia um dia atribulado o abençoado. Esteja precisando de uma palavra de apoio ou regozijando na vitória do Senhor sobre a sua vida.
O salmista começa nos alertando sobre nosso comportamento diante dos ímpios. Somos, quase sempre, obrigados a conviver com pessoas que não possuem o temor a Deus e que querem nos impor seu estilo de vida pecaminoso e escuro.
Mesmo que essas pessoas estejam nas nossas vidas, não podemos, em instante nenhum, comungar com suas atitudes pecaminosas, ou nos deter em conversas desnecessárias sobre frivolidades que não levarão a lugar nenhum.
Em vez disso, precisamos revelar em nós um espírito que se detém em coisas práticas e de resultados duradouros. Frequentemente, na roda dos escarnecedores, os assuntos comentados giram em torno de fofocas e assuntos que, na prática, nada trarão de proveitoso.
Ser cristão é, em todo o tempo, refletir sobre suas atitudes e avaliar quais comportamentos são produtivos e quais são improdutivos, minimizando o tempo destes e investindo naqueles. Não significa ser uma pessoa que passa o tempo todo cobrando ou vivendo com o fantasma da cobrança sobre si, mas uma pessoa que conhece as suas necessidades e age com sabedoria em todo instante, mesmo nos momentos de diversão, filtrando o que de bom sai, absorvendo o que é de bom proveito e aproveitando cada oportunidade para cumprir seu papel no Reino.
Para podermos avaliar tudo que acontece, precisamos conhecer a visão de Deus sobre isso. E isso só é possível com o conhecimento da Sua Palavra através da meditação constante nela. Por isso o salmista revela, no texto-base, a necessidade de constante meditação na lei do Senhor. Precisamos avaliar cada situação com a luz da Palavra de Deus e enxergar o que Deus quer de nós.
Esse comportamento de constante avaliação diante da Palavra de Deus e de não nos determos em comportamentos e assuntos inúteis nos fará como árvores frondosas e prosperará tudo que Ele nos põe à mão para fazer.
Agindo dessa forma, o tempo - que hoje em dia é um dos recursos mais valiosos - será melhor aproveitado e renderá mais em todos os aspectos: espirituais, emocionais, profissionais e pessoais. E, além de conseguirmos fazer mais com o tempo que temos, teremos a sensação de termos usado os recursos que Deus nos deu de forma sábia, proporcionando caminho livre para que tudo o que fizermos seja próspero e duradouro.
Comentários