Deus, Pai
Porque agora todos nós somos filhos de Deus por meio da fé em Jesus Cristo,
Gl 3:26 (BV)
E porque nós somos seus Filhos, Deus, mandou o Espírito de seu Filho aos nossos corações para que tenhamos o direito de falar de Deus como nosso querido Pai.
Gl 4:6 (BV)
A Bíblia em todos os seus trechos que revelam o relacionamento do homem para com Deus usa figuras de linguagem que permitem à nossa mente limitada um mínimo de compreensão de Si e de Seu sentimento para conosco.
Antes da vinda de Jesus, a principal figura de linguagem usada para exemplificar o relacionamento entre Deus e os homens era a figura do pastor e das ovelhas. Após a vinda e a obra de Cristo aqui, a principal figura de linguagem usada para exemplificar o relacionamento entre Deus e os homens é a figura de Pai e filhos.
De forma semelhante, o relacionamento de Jesus e Deus é demonstrado na figura de Pai e Filho. Não porque eles possuam efetivamente essa relação entre Si. Enquanto Divindades Deus Pai e Filho são um e não é possível estabelecer hierarquias pois se tratam da pessoa indissolúvel de Deus.
Então, a figura que Deus usa para aproximarmos nossa compreensão do Seu amor para conosco é a figura do pai. Mas de que forma Deus é nosso Pai?
Deus é pai, porque assim como nossos pais terrenos, Ele é responsável por cuidar de nós, nos sustentar, nos mostrar o caminho do certo e do errado. Ele consegue demonstrar justiça agindo com um Amor imenso.
Pai não é apenas progenitor, provedor ou alguém hierarquicamente superior aos filhos. Pai é aquele que educa em justiça demonstrando um amor muito maior do que qualquer ofensa que tenhamos feito.
Pai é aquele que faz de tudo para que estejamos sempre bem, independente do quanto isto custe a ele. O pai não faz conta de quanto custa um filho, mas se sente sempre em débito com eles quando recebe um carinho, um sorriso, um beijo.
Pai é exemplo, é incentivador, é protetor. É presente na ausência, é conforto no medo e tem o poder de transformar lágrimas em sorrisos. O verdadeiro pai consegue disciplinar com um olhar e recompensar com um carinho simples.
Pai é aquele que, mesmo não demonstrando todas essas características, sabe como ninguém o que se passa conosco e, mesmo que não se envolva, se preocupa com nosso conforto e bem-estar.
Nesse dia dos Pais, nós filhos precisamos agradecer a Deus por nos ter dado pais que cumprem o papel de demonstrar o Amor de Deus através de si mesmo e agradecer ao Pai dos pais por suprir-nos naqueles pontos que nossos pais falharam.
E nós, pais, devemos nos conscientizar de nosso papel de representantes da pessoa de Deus aos nossos filhos. Devemos refletir sobre a nossa necessidade de agir como a pessoa de Deus age para conosco. É a oportunidade que temos de demonstrar aos nossos filhos como Deus é bom, justo e amoroso.
Comentários