Um novo coração
Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne. Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis.
Ez. 36:26 - 27
O profeta Ezequiel trouxe ao povo de Israel esta promessa do Senhor. Ela foi feita por Deus quando o povo de Israel ainda se encontrava em pecado e distante do Senhor, sem o espírito de arrependimento.
Essa é a promessa do Senhor para nós hoje quando aceitamos a Cristo. Essa é a modificação mais radical que Deus faz em nossas vidas quando decidimos nos tornar cristãos: novidade de vida. Não apenas em comportamento, mas do ponto de vista que temos à respeito das coisas que nos cercam.
Nosso antigo coração de pedra era "blindado" para qualquer manifestação de amor puro. Toda atitude de bondade expressa no mundo era fruto de interesse, de querer algo em troca. Mas quando Cristo veio e morreu por nós, sendo nós ainda pecadores, Ele manifestou o Amor de Deus às nossas vidas e demonstrou um amor indescritível: O Deus poderia querer em troca de um Amor tão grande manifesto? O nós poderíamos dar a Ele pelo Seu sacrifício? Nada. Nada que possamos fazer, por mais valioso que seja, vai "pagar" o sacrifício de Jesus na Cruz, até mesmo porque o que Deus que de nós não é isso.
Jesus ensinou uma nova forma de amar, que se manifesta a todos, sejam amigos ou inimigos. Uma nova forma de amar que não espera nada em troca, mas, se manifesta como fruto de gratidão pela demonstração do Amor maior de Deus em nossas vidas.
Quando nossos corações são transformados de corações de pedra em corações de carne, Deus tira de nós a venda da indiferença e nos desafia a demonstrar o Seu amor em todo o tempo em tudo o que fazemos. Precisamos aprender a deixar que esse coração de carne se manifeste através das nossas vidas, com atitudes que demonstrem que o verdadeiro amor não é interesseiro, mas é sincero e puro.
Isso não é natural do homem, por isso Deus disse que iria colocar em nós o Seu Espírito e, pelo poder do Seu Santo Espírito, nós temos a capacidade de andar de acordo com a Sua vontade em nós.
Que Deus tremendo! Que demonstração de Amor magnífica! Deus nos chamou, providenciou o caminho de volta a Ele pela morte de Jesus e agora nos capacita a andar como Ele quer que andemos através do Seu Santo Espírito!
Não estamos sós na caminhada, não dependeremos exclusivamente das nossas forças para cumprir nosso propósito neste mundo, mas temos a ajuda do Espírito Santo em nós! Deus sempre soube da complexidade de vivermos tentando O agradar e providenciou maneiras para que não apenas nos aproximássemos dEle, mas também que permanecêssemos próximos a Ele em todo o momento.
É o Espírito de Deus em nós que nos revela todo o pecado, que nos desafia a viver uma vida de santidade e dedicação exclusiva a Ele, que nos faz lançar mão de todo orgulho e todo o sentimento de incapacidade e nos lançarmos à presença de Deus, onde o perdão e o Seu maravilhoso poder conseguem transformar as nossas vidas cheias de pecado e de influências do Diabo em vidas santas e agradáveis a Ele.
Nosso único esforço então deve ser o de manter o canal de comunicação com o Espírito sempre aberto. Precisamos ter disposição de nos deixar sermos usados por Ele em tudo e em todo o tempo, sem temer o que qualquer um queria fazer conosco, sem temer as limitações que temos em nós mesmos, mas expandirmos nossas capacidades pela capacitação que Ele mesmo nos dá.
Precisamos tomar posse dessa certeza e seguir sempre em frente, com a coragem de romper com o mundo e seus conceitos falidos de egoísmo e indiferença. Precisamos assumir nossos corações de carne e demonstrar que Deus está em nós, transbordando Seu Amor e Graça, alcançando outras vidas através das nossas.
Demonstrar um coração de carne em um mundo onde precisamos ter "nervos de aço" para enfrentarmos as situações que nos cercam é um desafio grande e difícil. Por isso mesmo temos a ajuda de Deus para permanecermos firmes em Seu propósito e continuarmos a caminhada livres de todo embaraço, tendo uma vida que demonstra o milagre e dependência de Deus em tudo.
Precisamos aprender a cada dia a deixar o Espírito de Deus se manifestar através de nós, com a principal preocupação de O escutarmos da maneira correta e fazer exatamente o que Ele quer que nós façamos, sem influências, adaptações ou "jeitinhos".
Comentários