Instruir, ensinar, aconselhar e cuidar

Eu o instruirei e o ensinarei no caminho que você deve seguir; Eu o aconselharei e cuidarei de você.
Sl 32:8

Como é bom usufruir da Graça de Deus e ser guiado por Ele! Como é bom poder ser restaurado pelo Seu perdão e graça!

Deus está sempre nos chamando para perto de Si, não importa a forma ou o nosso desempenho na caminhada aqui. O Seu Espírito em nós nos incomoda quando estamos em pecado, trazendo a sensação de pesar da Mão de Deus sobre nós.

Mas o pesar da Mão de Deus sobre as nossas vidas não é uma consequência do nosso pecado mas, uma repreensão de um Pai amoroso que nos quer levar de volta para o caminho que conduz à santidade e à vida eterna. Por isso o salmista fala que Deus sempre deixou bem clara a sua repreensão (vs. 3 e 4).

Então, diante do arrependimento e do perdão (v. 5), Deus retira o pesar da Sua mão que consumia o corpo do salmista e sentiu-se protegido e abrigado pelo próprio Deus, mesmo que tudo a o seu redor parecesse agitado e angustiante.

Assim como uma boa trilha sonora de um filme nos envolve em sua trama, Deus nos envolve na revelação do Seu Amor com "canções de livramento" (v.7) . Por isso o livramento do Senhor sobre as nossas vidas nos faz querer cantar e exaltar o Seu nome.

A correção de Deus não se basta somente no arrependimento e perdão, mas no ensino que livra do mal e nos mantém afastados do pecado, como diz no texto-base, ele nos instruirá, nos ensinará, nos aconselhará e cuidará de nós.

Instruir significa "dar instrução", ou seja, passar os conceitos, as bases de um ensinamento. Ensinar é o complemento de instruir, pois clarifica o ensinamento e a instrução com exemplos práticos e tangíveis.

Aconselhar significa "dar conselho". Um conselho é um conhecimento que alguém adquiriu e deseja passar. Mesmo que essa pessoa seja uma autoridade sobre as nossas vidas, quando ela nos aconselha, ela se coloca em pé de igualdade conosco. O princípio do conselho é se colocar no mesmo nível de autoridade e transmitir um nível de conhecimento ou experiência baseado em amor e sabedoria, no desejo de que boas experiências se repitam e más experiências não sejam vividas novamente.

Cuidar significa proteger, ensinar e amar. Cuidado nos leva ao conceito de fragilidade. Quanto mais frágil é determinado objeto ou determinada situação, mais cuidados são requeridos no manuseio ou na forma de lidar.

Deus nos criou mas não nos deixou à mercê do acaso. Ele cuida de nós com instruções, ensinamentos e conselhos. Ele nos protege do mal e nos repreende quando erramos. O cuidado de Deus para conosco é uma das manifestações do Seu Amor.

Quando ensinamos nossas crianças a andar, precisamos relaxar um pouco nosso cuidado para que elas possam aprender a fortalecer e usar seus próprios músculos e assim caminhar com as próprias pernas. Da mesma forma, quando Deus relaxa Seu cuidado para conosco, está nos ensinando, nos fazendo amadurecer.

Ainda que este afrouxamento possa nos causar dor (como quedas acontecem com as crianças quando aprendem a andar), o cuidado de Deus ainda nos cerca para que possamos continuar tentando aprender o que Ele quer nos ensinar, não nos deixando traumatizar (assim como os pais protegem os filhos que estão aprendendo a andar de quinas e tropeços). Ele nos incentiva e nos mostra que chegou o momento no qual teremos que ser mais maduros na fé, e Ele nos abençoará  ainda mais, se aprendermos com Ele e o seguirmos de coração.

O salmista continua seu salmo dizendo que devemos ser receptivos aos ensinamentos de Deus e não como animais que, pelas dores de rédeas, precisam sofrer para obedecer e seguir o caminho que Ele nos instrui.

Se caminhamos conforme a instrução e o cuidado do Senhor, Ele nos abençoará, nos protegerá e nos encherá de alegria.

Precisamos estar com nossos ouvidos e atenção voltados para o que Ele quer nos ensinar. Assim poderemos caminhar com Ele sem a necessidade de sofrermos para chegarmos aonde Ele quer nos levar. Seus ensinamentos e instruções nos dizem aonde temos que ir, nossa obediência à Ele nos livra do sofrimento do aprendizado. Seu cuidado conosco nos alerta dos perigos da caminhada e nos protege de todo o mal.

Comentários

Postagens mais visitadas