Unges-me com Óleo
Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda.
Sl. 23:5
O nosso Deus é um Deus de amor, de justiça e de confrontação. Em todas as situações seremos desafiados a demonstrar o Seu amor, ainda que sejamos feridos ou não tenhamos feito nada de errado sob nosso ponto de vista.
Esse é o primeiro versículo deste salmo fora da tipificação com ovelhas. Nele, somos colocados em uma mesa. Mas não é uma mesa qualquer, é uma mesa preparada pelo próprio Jesus para nós. Essa mesa e nossa posição nela (de servidos e não de servos) nos revela nosso valor para Deus.
E à mesa não há apenas uma refeição sub-entendida, mas há aquelas pessoas que, por algum motivo, possuem desavenças ou diferenças conosco. E, diante delas, Deus nos exalta, nos capacita e nos dá a vitória.
Somos ungidos com óleo, ou seja, nos é dado o Seu Espírito e com ele, toda a capacitação necessária para realizarmos a Sua obra nessa vida.
O nosso cálice transborda. O vinho é uma figura da alegria do Senhor, do Sangue redentor de Cristo na cruz. E o nosso cálice transbordar de vinho possui o significado de uma vida renovada, cheia do Senhor e, acima de qualquer circunstância, somos pessoas que vivem na dimensão de Deus.
Somos cheios do Senhor e nosso foco está nEle. Se formos cercados por adversários, é para sermos exaltados por Ele. Se passarmos pelo vale da sombra da morte, seremos guiados pela Sua mão bondosa. Estaremos sempre em condições de nos focarmos no realizar da Sua obra e seremos abençoados por isso, com alegria e preparo.
Deus é o nosso refúgio, nosso bom pastor. Ele enfrenta nossos inimigos para que não sejamos feridos e nos exalta diante deles para que possamos continuar nossa caminhada sem sermos intimimidados por nada, com a alma renovada e tudo mais que for necessário para cumprir o Seu querer em nós.
Comentários