Ele não Se esquece


Disse Faraó aos seus oficiais: Acharíamos, porventura, homem como este, em quem há o Espírito de Deus?
Depois, disse Faraó a José: Visto que Deus te fez saber tudo isto, ninguém há tão ajuizado e sábio como tu.
Administrarás a minha casa, e à tua palavra obedecerá todo o meu povo; somente no trono eu serei maior do que tu.

Gn 41:38 à 40


Deus tem grandes promessas e sonhos sobre as nossas vidas e, ainda que nós nos esqueçamos, Ele não Se esquece.

José tinha 17 anos quando sonhou que teria poder sobre seus irmãos e seus pais. Mesmo que não soubesse e não entendesse como, contava o sonho e todos se sentiam irritados com as palavras se José, mas Jacó, seu pai, guardou essas palavras em seu coração (Gn 37:11).

José era o preferido de Jacó, e isso era evidente. Os sonhos foram a gota d'água para que seus irmãos dessem à cabo um plano para acabar com toda a situação. José não sabia, mas esse era o começo da realização dos planos de Deus sobre a sua vida.

Quantas vezes temos guardado em nossos corações as promessas e os sonhos de Deus em nossas vidas e vemos tudo andar em direção oposta? Nos sentimos no direito de questionar a Deus e seus métodos, de duvidar do controle de Deus sobre as nossas vidas e tomamos de volta as rédeas da nossa vida para que nós mesmos possamos fazer cumprir os planos de Deus para nós.

Como será que ficou a cabeça de José quando foi lançado no poço? E quando foi vendido por seus irmãos? Será que o mesmo Deus que o havia revelado que seria exaltado sobre a sua família esquecera-se dele?

Talvez esse tenha sido o dia mais triste de toda a sua vida. Mas ele não se abalou. Foi vendido como escravo para um egípcio de um alto cargo no governo e dedicou-se tanto à execução dos seus serviços que obteve o posto mais alto sobre toda a casa dele.

E José, que tinha todas as razões do mundo para sentir-se abandonado e esquecido por Deus, não O abandonou, mas confiou nEle. E Deus abençoava tudo o que José fazia. José ainda acreditava que o cumprimento dos sonhos de Deus sobre a sua vida, nas circunstâncias que se encontrava, só podia acontecer através das Suas mãos.

Mais uma vez José encontrava-se em uma posição de destaque, não mais por ser o caçula, mas por desempenhar suas atividades com destreza e agilidade. Quem sabe ele não estava juntando bens para poder retornar à terra de seu pai e poder ver cumprir-se o sonho de Deus. Talvez o sonho de Deus nem mais lhe subisse ao coração, o seu desejo maior era poder ver novamente seu pai e seus irmãos, poder perdoá-los, pedir perdão a eles e voltar à convivência tão amada da sua família.

Mas as coisas para a vida de José sofreram outra reviravolta. Fora acusado e culpado injustamente, indo parar na prisão. Agora que José não estava entendendo mesmo de que forma poderia ele voltar a ver sua família novamente.

Mas José, mesmo que tenha se abalado, não deixou de acreditar no cumprimento dos sonhos de Deus sobre a sua vida. Tornou-se tão destacado dentro da prisão que o guarda lhe confiava os outros presos. E, mais uma vez, Deus estava com ele, abençoando toda a obra das suas mãos.

Deus se revelou seus intentos a José através de sonhos, e foram outros sonhos que construíram o caminho de José ao cumprimento do plano de Deus sobre a sua vida. José interpretou com sucesso os sonhos do padeiro e do copeiro de Faraó e, apesar de esquecido por um tempo, foi lembrado no momento certo e viu a promessa de Deus se cumprir em sua vida, aos 30 anos de idade.

Desde o seu sonho até o começo do cumprimento, quando Faraó disse está no texto-base, foram 13 anos afastado da sua família. Se passaram ainda 7 anos de abundância nos quais José preparou todo o Egito para enfrentar a maior crise de alimentos que o Egito tinha visto. Foram mais de 20 anos afastado das pessoas que amava até o cumprimento da promessa de Deus sobre a sua vida.

Assim como José, não devemos questionar a maneira de Deus agir e cumprir em nós os Seus intentos. Devemos ser obedientes e não desanimar, ainda que tudo pareça ir na contra-mão do que Ele disse que seria.

Deus está no comando e prova a nossa fé. A nossa vitória é muito maior do que a nossa luta, bastando apenas lutá-la em Deus e por Deus, obedientes em todo o tempo e dedicados a cumprir o que ele nos manda. Ele moverá céus e terra, homens simples e poderosos para ser exaltado em nós, devemos apenas crer, confiar e seguir exatamente o que Ele nos manda.

Comentários

Postagens mais visitadas