Desafiados pelo mundo


Responde-me, SENHOR, responde-me, para que este povo conheça que tu és o SENHOR Deus, e que tu fizeste voltar o seu coração.
1Re 18:37


Este texto é parte do desafio de Elias aos profetas de Baal. Em uma época em que todo o povo de Israel se via desviado do caminho de Deus e matado seus profetas, Elias se levanta e não se esconde, mas procura o Rei Acabe e desafia todos os profetas de Baal para provar quem é o verdadeiro Deus.

Elias chama os 450 profetas de Baal e manda preparar 2 altares iguais, com as mesmas oferendas e lança o desafio(v.24):"Então invocai o nome do vosso deus, e eu invocarei o nome do SENHOR; e há de ser que o deus que responder por meio de fogo esse será Deus."

E todo o povo presente concordou. O sacrifício dos profetas de baal foi preparado e a invocação dos seus profetas começou. Depois de muitas horas e de haverem se ferido com cortes, não houve nenhuma manifestação do deus baal.

Quantas vezes somos intimidados porque somos poucos ou os únicos cristãos no trabalho ou na escola? Quantas vezes nos sentimos intimidados diante de tantos padrões de comportamento impostos pelo mundo que contradizem nossa fé?

Certamente Elias, homem, estava intimidado, mas o Elias profeta de Deus foi possuído por uma autoridade tal que zombou dos profetas de baal. E, como se não bastasse, pediu que o seu altar preparado para o sacrifício que havia de fazer a Deus fosse molhado. E tanta água foi colocada sobre o altar que empoçou ao seu redor.

Nas situações mais corriqueiras de nossas vidas somos desafiados a exercer a nossa fé em todos os instantes. Sabemos que nossa porção humana é incapaz de fazer mas, fortalecidos pelo poder do Espírito Santo, somos capazes de vencer qualquer desafio que dignifique e exalte o nome do nosso Deus.

Então Elias ora o texto-base deste post, dando toda a glória a Deus, e ressaltando que ele nada mais é do que uma ferramenta para Seu uso. E, sem mais palavras, o fogo de Deus desceu do céu, consumiu a oferta, a lenha, as pedras e toda a água jogada!

Nosso Deus é um Deus de desafios, que mostra quem Ele é, e faz de tudo para que os homens o reverenciem como tal. Ele demonstra Seu poder na complexidade de toda a criação, e na simplicidade de uma alvorada. Ele demonstra Seu amor num milagre de cura, e numa palavra amiga a seu devido tempo.

Ainda que sejamos minoria e estejamos sendo humilhados ou ridicularizados pela nossa fé precisamos entender que Deus está conosco e que Seu Nome será exaltado no seu devido tempo. Que em nós repouse o mesmo Espírito de Hananias, Misael e Azarias quando desafiados pelo rei Nabucodonozor: "Se o nosso Deus, a quem nós servimos, quiser nos livrar, Ele nos livrará da grande fornalha e também das suas mãos, hó rei.Mas se Ele não quiser, mesmo assim, senhor, nós nunca serviremos os seus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que o senhor levantou." (Dn 3:17 e 18 - BV).

Devemos ser, em todo tempo, ferramentas prontas para uso por Ele, e seremos usados para exaltar o Criador em toda obra que precisarmos realizar.

Comentários

Postagens mais visitadas