Não temerei
Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, pois Tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
Sl. 23:4
Neste texto, cabe colocar uma diferença importante: Medo e Insegurança. As ovelhas têm medo do cão pastor, têm medo do pastor por causa do uso do seu cajado para mantê-las juntas. Mas elas se sentem seguras de estarem sendo guiadas pelo pastor.
Assim Deus quer que nos sintamos com relação à Sua pessoa. Devemos temê-lo, sabendo que suas correções nos mantém no caminho correto. Mas podemos sentir total segurança de que Ele está no controle.
A primeira coisa que sentimos quando passamos por situações adversas é uma ponta de dúvida com relação à ação de Deus em nossas vidas. Algo que é muito difundido no meio cristão nos faz pensar de forma errada.
O cuidado de Deus não implica em não passarmos nunca por momentos difíceis, mas significa que em todos os momentos e, especialmente naqueles mais complicados, podemos contar com Ele.
O apoio de Deus em meio à tribulação nos aproxima dEle e da consciência de como Ele age em nós. Normalmente são nas tribulações que mais nos aproximamos dEle em jejum e oração.
Então Ele permite que passemos por vales de sombras, mas garante Sua presença conosco para que qualquer perigo existente não possa nos atingir. A correção de Deus em meio às tribulações nos tornam mais fortes e próximos de Deus, que Se dá a conhecer na medida que estreitamos nosso relacionamento com Ele.
Deste texto podemos aproveitar a lição de que a tribulação é um momento chave para lançar-mos nossas dúvidas de lado, caminharmos em fé e nos aproximarmos mais de Deus e do Seu propósito em nós.
Comentários