Ele tudo vê e tudo ouve
Aquele que fez o ouvido não ouvirá? E o que formou o olho, não verá?
Sl.94:9
Muitas vezes enfrentamos problemas e achamos que Deus provavelmente está "ocupado" em outra tarefa e não se preocupou em nos dar o livramento que precisávamos.
Passar por problemas e aflições é um fato com o qual todos devemos nos acostumar, pois em nenhum lugar em toda a Bíblia existe qualquer promessa de que estaríamos livres de passar por provas.
Podemos, sim, ter a certeza da vitória. A certeza de que conseguiremos passar pela tribulação e poderemos até sair feridos ou cansados, mas sairemos firmes e certos do propósito de Deus por termos passado por momentos difíceis, nos quais fomos tratados e preparados para enfrentar nossa caminhada e trazer conosco outros irmãos que, porventura, possam estar enfraquecidos.
Outra certeza que podemos ter é de que Ele está sempre monitorando a tudo e em todo o tempo. E mais do que simplesmente ver e ouvir tudo de todos, Ele sonda nossos corações e conhece o que se passa dentro de nós.
Por isso podemos estar certos de que Ele sabe quando as tentações apertam e Ele tem a capacidade de, como ninguém mais, avaliar o quanto somos influenciados por cada momento de tentação, tribulação e fragilidade. Por isso somente Ele pode nos dar a ajuda no momento que precisamos e da forma como precisamos.
Por outro lado, não adianta tentarmos esconder pequenas mentiras ou comportamentos pecaminosos. Mesmo que estejamos certos de que ninguém nos veja, ou de que criamos um plano excelente para cobrir nossas mentiras e que, realmente, ninguém possa ver ou detectar nosso pecado, isso não é garantia de que Ele não vai ver ou não vai considerar tal ato.
Por isso o sábio Salomão escreveu em seu livro de Provérbios: "O temor do Senhor é o princípio da sabedoria" (Pv. 1:7). Se realmente tememos, respeitamos e reconhecemos o Senhor em todos os nossos caminhos, saberemos o que Ele requer de nós e entenderemos que o Seu ver e ouvir se estende inclusive ao que pensamos no íntimo dos nossos corações e mentes.
Nossos corpos são dominados pela carne e por constantes tentações e provas, por isso não devemos nos culpar pelo surgimento de pensamentos ruins, que nos conduzem ao pecado, mas devemos ser vigilantes para que estes pensamentos sejam sujeitados ao Espírito Santo de Deus que habita em nós, e dessa forma, possam ser transformados em um sacrifício do caminho natural do pecado para atitudes que louvam a Deus e O engrandeçam.
Precisamos estar vigilantes em todo o tempo, sabendo que a vigilância de Deus sobre as nossas vidas tem um objetivo muito maior de cuidado do que de punição, pois ele é misericordioso e deseja revelar o seu Amor a nós nos dando diversas oportunidades de nos arrependermos e voltarmos ao caminho que Ele traçou para nós.
Comentários