Sucesso na vida

Assim descobri que, para o homem, o melhor e o que mais vale a pena é comer, beber e desfrutar o resultado de todo o esforço que se faz debaixo do sol durante os poucos dias de vida que Deus lhe dá, pois essa é a sua recompensa. E quando Deus concede riqueza e bens a alguém e capacita a desfrutá-los, a aceitar sua sorte e a ser feliz em seu trabalho, isso é um presente de Deus. Raramente essa pessoa dica pensando na brevidade da sua vida, porque Deus o mantém ocupado com a alegria do coração.
Ec 5:18-20

Você está satisfeito com a sua vida? Com a opção que fez para sua vida profissional? Vejo com frequência jovens confusos com relação à profissão que seguirão e, na maioria absoluta dos casos, sua maior preocupação é saber qual profissão lhe trará maior retorno.

Algumas pessoas tendem a escolher seu trabalho pelas possibilidades que tem de ganhar dinheiro, ou de ter alguma posição social de destaque. E, nos poucos casos de sucesso, podemos ver pessoas ricas e famosas, porém tristes e não realizadas, porque optaram por suas carreiras com base no retorno financeiro, ou no status social.

Por outro lado, existem aqueles que, mesmo exercendo profissões ditas simples, transmitem uma alegria de fazer o que fazem, realizam um trabalho tão bem feito que conseguem alcançar um status financeiro e social muito melhor do que o maior possível: Ganham o suficiente para poder ter o mais do que o simples e o básico, o fato de executarem com maestria eu trabalho, os põem em uma posição social de reconhecimento e o resultado de seu trabalho é sempre valorizado e elogiado.

É possível sempre ver dois grupos distintos de pessoas: As que vivem querendo mais, porque escolheram o caminho para assim viver, e as que vivem o que têm, se alegrando por ter mais do que simplesmente um trabalho, mas têm a alegria de poder sustentar-se a si e a sua casa, de fazer algo que não lhe dá apenas um retorno financeiro, mas um retorno emocional prazeroso.

Deus quer que vivamos como pessoas satisfeitas com as opções que fazemos. Ele não tem desejos específicos de que sejamos ricos ou conhecidos, mas sabe que é muito mais compensador e recompensador realizar atividades, tanto seculares quanto espirituais que alimentem nossas almas.

De que adianta ter estudado anos à fio, ter dedicado horas e horas, dias e dias a um trabalho cansativo cujo maior retorno esperado é o pagamento no final do mês ou do serviço executado?

Pessoas que assim o fazem sempre reclamam que ganham pouco, porque acham que deveriam ganhar mais por ter que desenvolver atividades que não lhe trazem o menor retorno emocional. Querem comprar sua realização pessoal com um salário que, por maior que seja, nunca será capaz de preencher a alegria de realizar algo que não tenha o objetivo de satisfazer suas necessidades financeiras ou sociais.

Por outro lado, pessoas realizadas em suas áreas geralmente têm mais trabalho do que dão conta de fazer, tem uma sensação de recompensa quando recebem seu pagamento porque, além de se sentirem realizadas no que fazem, recebem algum retorno financeiro o social pelo que fazem. Essas pessoas não ficam na expectativa do dia que irão receber seu pagamento, mas fixam suas atenções em realizar um trabalho que os satisfaça em qualidade.

Momentos desafiadores na carreira das pessoas demonstram como elas são com relação à sua opção profissional. Os que trabalham por vocação enfrentam os desafios sem medir os custos ou os esforços que esses desafios trarão, mas sabem que ele pode ser vencido, buscam todos os recursos disponíveis para ter capacidade de vencê-los e, sua alegria de vencer estes desafios é muito maior do que a de receber qualquer quantia em dinheiro ou qualquer reconhecimento social sobre as atividades que exercem.

E é essa alegria que Salomão fala que Deus quer que tenhamos. Se realizamos o que gostamos de fazer, nossa vida passa sem percebermos e, quando paramos para avaliar, nos sentimos realizados. Sentimos que fizemos mais do que pensaríamos ou sonharíamos realizar.

Esse é o conselho do sábio e da sabedoria de Deus que vale desde os dias de Salomão até hoje: Faça sempre coisas que te trarão mais do que retorno financeiro ou social. Não foque seus esforços em ganhar dinheiro ou reconhecimento. Foque suas forças no que te dá prazer de realizar e, então, todo retorno financeiro e social será uma consequência natural do seu trabalho.

Comentários

Postagens mais visitadas