O Fruto do Espírito - Parte 5, Paciência

E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, e a paciência experiência, e a experiência esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.
Rm 5:3 à 5

O quarto efeito do fruto do Espírito nas nossas vidas é a Paciência. A paciência é uma virtude rara hoje em dia quando tudo está "on-line" e a informação flui na velocidade da luz. É possível viver a paciência com tantas facilidades e com tanta urgência em nossas vidas?

Como vemos no versículo acima, a paciência é fruto da tribulação e é uma virtude que flui pelo Espírito Santo que nos foi dado por Deus.

Todo avanço tecnológico nos permitiu resolver diversos problemas e dificuldades, nos levou a um grau de desenvolvimento intelectual inimaginável, mas não nos livrou do mal que nos acompanha desde que o pecado passou a fazer parte da nossa natureza: a Tribulação.

Somos atribulados por doenças, preocupações, cobranças e todo tipo de situações que exigem de nós uma ação rápida, mas nem sempre a situação se resolve tão rápido, nos obrigando a ser pacientes, sofrendo amargamente os efeitos de uma ansiedade devoradora e voraz.

Mas a paciência que flui pelo Espírito de Deus em nós, mata toda a ansiedade com a certeza de que tudo o que acontece vêm de Deus e que a Sua vontade se cumpre absolutamente, não importa como estejamos reagindo às coisas que nos cercam.

Essa certeza gera em nós a esperança. Mas não uma esperança comum, uma certeza sobrenatural de que Deus está no controle e há de nos guiar pelo caminho difícil até o fim, com perseverança. O salmista escreveu: "Muitas são as aflições do justo; mas o Senhor de todas o livra" (Sl. 34:19).

Esta promessa é consoladora e vivê-la plenamente nos faz demonstrar a paciência que Deus deseja ver em nós e que ele mesmo demonstra desde o começo do Seu relacionamento para conosco.

Isso acontece porque para poder perdoar, temos que demonstrar principalmente amor, mas a paciência é um ingrediente indispensável quando precisamos perdoar nosso agressor em determinadas circunstâncias, como falhas recorrentes e falhas que afetam diretamente nosso "ponto fraco".

A paciência nos permite pensar antes de agirmos e, tendo conhecimento da Palavra de Deus, poderemos agir de acordo com o Seu querer, demonstrando auto-controle (domínio próprio), amor e tantas outras características próprias de Deus.

Paulo, no começo de sua carta aos colossenses, diz que " ora para que vocês sejam cheios do pleno conhecimento da vontade de Deus e sendo fortalecidos com todo poder, para tenham toda perseverança e paciência com alegria " (Cl 1:9-11). Portanto a paciência se manifesta nas tribulações, mas é gerada em nóes pelo pleno conhecimento da vontade de Deus em nós.

Portanto, devemos buscar cada vez mais conhecermos o que Ele quer de nós e para nós para que, em toda tribulação, possamos fluir a paciência de Deus em nossas vidas.

Comentários

Postagens mais visitadas