O Fruto do Espírito, parte 1

Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. Os que pertencem a Cristo crucificaram a carne, com as suas paixões e seus desejos. Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito.
Gl. 5:22-25

O Apóstolo Paulo em Gálatas relata a nossa luta espiritual diária da carne contra o Espírito, da Lei contra a Graça e adverte aos gálatas sobre os falsos profetas e sobre o viver debaixo da lei. Exorta-nos a ter uma vida plena pelo Espírito Santo que nos foi outorgado após o advento de Cristo aos céus.

Uma vida pelo Espírito sufoca os desejos carnais (v.24), e produz uma série de características da própria pessoa de Deus em nós, o fruto do Espírito.

É importante notar que a expressão "fruto do Espírito" está no singular, significando que a ação do verdadeiro Espírito Santo de Deus em nós produz todas as características descritas, não apenas algumas.

Por isso é possível afirmar que, ainda que vivamos uma vida de amor incondicional e patente, mas não conseguimos dominar nossos desejos, não estamos nos alimentando do fruto do Espírito. Esses frutos são inseparáveis, como vitaminas em uma fruta. Dá prá separar casca, semente e sumo, é possível inclusive se fazer um suco, mas as viaminas presentes no fruto com o que trabalhamos não são separados, a não ser por processos químicos complexos, o que não vem a caso agora.

Uma vida cristã realmente guiada pelo Espírito vai fazer sobressair cada característica do fruto do Espírito em um grau diferente, mas sempre sendo vitoriosa sobre as obras da carne. É possível que expressemos mais alegria do que paciência, mas a paciência em qualquer grau deve existir em nosso proceder diário, como consequência da nossa salvação em Cristo. É como alguém que sofre de uma determinada deficiência de uma determinada vitamina e se trata com uma fruta que se destina a normalizar os níveis daquela vitamina. Mas a fruta não possui apenas a vitamina que precisamos repor, mas todas as que precisamos para viver uma vida saudável.

O fruto do Espírito é a revelação do caráter de Deus em nós. É Ele nos passando características próprias de Si como um pai passa as suas características aos seus filhos pelo DNA. Não podemos deixar-nos restrinigir a ação de Deus em nossas vidas pelo Espírito, mas devemos sempre procurar diligentemente e insistentemente revelar o caráter do nosso Pai, que nos chamou e nos capacita a vivermos uma vida cristã pura e agradável aos Seus olhos.

Por fim, Paulo nos exorta: "Se vivemos pelo Espírito", ou seja, se somos salvos pela Graça, pelo sacrifício de Cristo na cruz, "andemos também pelo Espírito", ou seja, devemos deixar o Espírito Santo manifestar em nós seus efeitos em nosso caráter, nos desgarrarmos da lei, das obras e da justificação pelas próprias mãos e nos lançarmos no imenso mar do Amor de Deus, que nos dá a vida eterna e nos fortalece a cada dia com o Seu Santo Espírito.

A partir de amanhã, estudaremos cada "vitamina" do fruto do Espírito e veremos seu efeito em nossas vidas espirituais e seculares.

Comentários

Postagens mais visitadas