Além dos nossos limites
. . . não me gloriarei, senão nas minhas fraquezas.
Pois se desejar gloriar-me, não serei insensato, porque falarei a verdade: mas abstenho-me para que ninguém julgue de mim fora do que vê em mim ou do que ouve de mim,
e por causa da extraordinária grandeza das revelações. (...)
(II Coríntios 12:5b, 6 e 7a)
O apóstolo Paulo deixou-nos muitos textos, muitas meditações e existem assuntos na bíblia que são diretamente abordados apenas por ele. Mas, além de todos os seus textos, é possível ver claramente que sua vida é o seu ministério, com grandes realizações aos olhos humanos e digno de se colocar como exemplo para nós cristãos modernos.
No texto citado acima, podemos sentir claramente o mover de Deus para a vida de Paulo (e as nossas também) no sentido de que devemos saber gloriarmo-nos na verdade. E não há verdade maior que a fraqueza e a limitação humana.
Mas porque gloriarmo-nos na nossa porção mais miserável e vulnerável?
E disse-me: Basta-te a minha graça, pois a minha força se aperfeiçoa na fraqueza. Portanto de boa vontade antes me gloriarei nas minhas fraquezas, para que a força de Cristo repouse sobre mim.
Por isso folgo em fraquezas, em afrontas, em necessidades, em perseguições, em angústias por amor de Cristo; pois quando estou fraco, então estou forte. (2Co 12:9-10)
Eis aí nossa resposta: O poder de Deus que em nós opera, aperfeiçoa-se nas nossas fraquezas, nos momentos que nos achamos menos capazes de fazer alguma coisa, Deus Se revela através de nós para que tenhamos certeza de que qualquer força que tenham nossas palavras, ações ou pensamentos que revelem qualquer tipo de força ou poder não flui de nós mas sim do Seu Santo Espírito que em nós habita.
A manifestação de Deus em nossas vidas através de nossas fraquezas nos faz sentir-nos mais próximos de Deus, mais certos de que Ele nos conduz. Quando estamos debilitados de nossas forças, mais sentimos que dependenmos de Deus.
'Ah! Só Deus mesmo!', 'Não aguento mais!', 'Não tenho a menor capacidade de fazer isso!', e tantas outras frases que usamos, alimentadas por uma sensação de total incapacidade de tomar qualquer ação em determinado momento torna nossas vidas uma ferramenta em potencial nas mãos de Deus.
Sentir-mos nos nossos limites é ruim para a nossa condição humana e pecaminosa que sempre quer ter o controle de tudo que acontece, que sempre quer decidir seu destino e seu rumo, que se sente incomodada com a situação de não poder dar o próprio rumo à sua vida.
Em contraste, sentirmo-nos limitados pode alçar-nos vôos inalcansáveis em Cristo. Deixar Deus nos usar quando temos certeza que nada mais pode sair de nós nos garante que qualquer coisa que possa ser feita o será feita pelo poder Divino gera o impossível, o passo de fé, o divisor de águas nas nossas vidas.
Desafiar as nossas vidas é muito mais do que produzir adrenalina por se arriscar em algo perigoso ou excitante. É produzir o Fruto do Espírito quando de nós não sairia nem uma folhinha.
Lance-se nos braços de Deus hoje. Entregue-se completamente a Ele. Viva no seu limite, para que possa sempre ir além pelo Seu poder e pela Sua Graça, que nos faz fortes e nos mostra o Seu grande amor, não importa se sofremos ou estamos incomodados com uma situação fora do nosso controle, Além dos nossos limites, há um Deus que nos lança muito mais além do que a nossa limitada mente humana pode alcançar.
Comentários