O Fruto do Espírito - Parte 9, Mansidão


Evite as controvérsias tolas e inúteis, pois você sabe que acabam em brigas. Ao servo do Senhor não convém brigar mas, sim, ser amável para com todos, apto para ensinar, paciente. Deve corrigir com mansidão os que se lhe opõem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento, levando-os ao conhecimento da verdade, para que voltem à sobriedade e escapem da armadilha do Diabo, que os aprisionou para fazerem a sua vontade
2Tm 2:23-26


O oitavo efeito do fruto do Espírito nas nossas vidas é a Mansidão. A mansidão é a característica de que é manso. No dicionário, a mansidão remete ao conceito: "brandura ou lentidão nas palavras ou na voz."

Podemos ver então que a mansidão é uma característica que nos faz ser entendidos pelos outros. É uma maneira de nos expressarmos de forma clara e firme. A mansidão nas palavras nos remete à sabedoria. A principal característica do manso é a expectativa relacionada às suas palavras.

As palavras do manso são facilmente entendidas e a pessoa que fala em mansidão não espera encerrar a verdade em si, mas chama seus ouvintes à reflexão quanto ao que fala. No texto vemos claramente a manifestação da mansidão dessa maneira, como um agente facilitador da ação de Deus na vida dos outros.

Agir em mansidão nos faz demonstrar aos que nos cercam que as nossas atitudes são pensadas e não simples reações às coisas que acontecem. Permite que o Espírito Santo tenha a oportunidade de nos usar a todo o momento pois sempre conseguiremos escutá-lo e responder a todos de acordo com a manifestação dEle em nós.

Devemos, então, buscar refrear em nossas vidas todas as ações tomadas como reações imediatas a tudo que nos acontece. Precisamos acabar com a urgência que as situações geram em nossas mentes e deixar Deus usar nossas bocas para falar e responder. A mansidão é uma característica chave para o controle da língua e, consequentemente, de todo nosso corpo, como em Tg 3:2: "Todos tropeçamos de muitas maneiras. Se alguém não tropeça no falar, tal homem é perfeito, sendo capaz também de dominar todo o seu corpo."

A urgência em responder, principalmente quando somos ofendidos ou contrariados, não permite a manifestação da mansidão em nós. Devemos trabalhar nosso caráter para que sejamos tardios em responder as questões que nos chegam e evitemos dar respostas imediatas a tudo que nos é lançado. A mansidão permite que nossas palavras soem com sabedoria e transforme a vida das outras pessoas.

A principal consciência que devemos ter é de que não são as nossas palavras que convencem os outros da verdade, mas, o trabalhar de Deus em nós e através de nós tem o poder de fazer qualquer coisa tanto nas nossas vidas quanto nas vidas dos outros.


Comentários

Postagens mais visitadas