Alguns princípios da vida cristã

Que a paz de Cristo seja o juiz em seu coração, visto que vocês foram chamados para viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos. Habite em vós ricamente a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seu coração. Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai.

Cl 3:15 - 17

Quantas vezes, depois de aceitarmos a Jesus, ficamos questionando nossas velhas atitudes? Quantas vezes, ao precisarmos de tomar alguma decisão, ficamos preocupados com o que os irmãos vão pensar de nós? Nosso coração fica perturbado com frequência pela expectativa de sermos aprovados pelos nossos irmãos ou pelos nossos líderes, mas Deus não requer isso de nós.

Paulo nos adverte a viver todos os nossos conflitos tendo a Paz de Cristo como avaliação sobre nosso comportamento. Em Romanos, Paulo diz: "Assim, seja qual for o seu modo de crer a respeito dessas coisas, que isso permaneça entre você e Deus. Feliz é o homem que não se condena naquilo que aprova. Mas aquele que tem dúvida é condenado se comer, porque não come com fé; e tudo que não provém da fé é pecado." (Rm 14:22 e 23). No texto Paulo está falando sobre comidas e como cada um deveria avaliar seu comportamento diante disso. De forma semelhante, devemos avaliar não apenas o comer, mas tudo o que precisamos decidir.

Mas essa paz que julga nossas atitudes só se desenvolverá na medida que conhecemos melhor a Deus, através da Sua Palavra e da comunhão com nossos irmãos. Mas se o texto fala aqui de ensino e aconselhamento com nossos irmãos, não seria uma espécie de "aprovação" por parte deles?

Sim, é uma espécie de "aprovação". Acontece que vivemos com um temor tão grande de termos nossas atitudes reprovadas e alardeadas aos quatro cantos que o que tememos é um comportamento não cristão. Logo o ensinamento vale para quem julga também.

Em Romanos 15:1, Paulo fala que devemos suportar as fraquezas dos fracos, com o objetivo de edificá-los. Reprovar com severidade atitudes dos nossos irmãos sem antes ter qualquer tipo de confrontação em amor é contra o princípio do amor de Deus em nós.

O conhecimento de Deus nos leva ao verdadeiro amor. O verdadeiro amor em Cristo nos leva a confrontar nosso irmão com seu pecado individualmente em primeiro lugar, ou seja, se eu vejo um irmão meu tendo uma atitude de pecado, antes de contar para o pastor, eu devo conversar com este irmão, em amor e demonstrando na Palavra o que ele deve fazer.

O comportamento mais evidente no texto, entretanto, é a gratidão. Numa vida cristã genuína, a gratidão deve ser o elemento mais evidente em todos os aspectos. A gratidão é uma manifestação de amor, de humildade e de reconhecimento da nossa posição diante de Deus.

Nada do que somos o seríamos sem o seu Amor e sem o Seu perdão. Mesmo que agradecesse a Deus à cada batida do meu coração, minha expressão de gratidão não se compararia ao sentimento de Paz em Cristo que tenho pela remissão dos meus pecados através do seu Sangue.

E além de sermos salvos por Ele, somos alcançados por Sua misericórdia, através da qual podemos alcançar bênçãos espirituais e materiais que outrora não teríamos acesso, não fosse pela nossa comunhão estabelecida com Deus por meio de Cristo.

Por fim, tudo o que fizermos, deve ser feito em nome de Jesus. Isso pode ser traduzido dessa forma: Se Jesus vivesse hoje e estivesse passando por essa mesma situação que estou passando, de que forma Ele agiria?

Pois bem, nós somos a manifestação de Cristo na Terra. E, se buscamos a santidade em todo o tempo e em tudo o que fazemos, faremos exatamente o que Cristo faria quando deixamos que o Espírito Santo aja através de nós e seremos certificados disso pela Paz em nossos corações.

Vivamos então pelo Espírito Santo de Deus a vida de Cristo aqui. Se, em algum momento, não formos capazes de deixar manifestar Cristo em nós, temos o Seu sangue para nos perdoar. Mas precisamos estar certos se que só viveremos a paz em nossos corações quando nos entregamos total e completamente à Jesus em todas as nossas atitudes.

Comentários

Postagens mais visitadas