[off-topic] É difícil, mas não é impossível


Desde que decidi aceitar o desafio de encarar novamente um Concurso Público tenho me sentindo estranhamente motivado, apesar de ter pouco tempo para me preparar (a prova será aplicada no final de Janeiro).

Boa parte dessa motivação decorre do fato de estar conseguindo recursos para que estude sozinho, que é a forma que eu mais gosto de estudar, principalmente porque me permite administrar meu tempo melhor, reduzindo o impacto da minha ausência no lar.

Talvez você esteja procurando saber como fazer para estudar sozinho, então passo algumas dicas que segui da última vez, e outras derivadas, cuja eficiência será provada em breve (rs):

1) Baseie seu estudo no Edital, procurando todo material disponível para aprender/rever apenas os tópicos listados nele;

2) Procure provas de outros Concursos similares, é mais importante um concurso similar da mesma organizadora do que uma prova de um concurso igual porém de uma organizadora diferente. Não despreze, porém, as provas de outras organizadoras, apenas as deixe com uma prioridade menor;

3) Algumas matérias, como Direito, Português e Informática são iguais para diversos cargos. Então se você vai concorrer a um cargo A, de nível superior que possui uma avaliação de português, uma prova de quaisquer cargos B, C ou D de nível superior pode te fornecer material suficiente para basear seus estudos

Essas dicas me ajudaram há 6 anos. Agora, as novas dicas:

4) Seu MP3 player pode ser seu melhor amigo, principalmente em viagens de ônibus e filas. Procure áudio-aulas ou vídeo-aulas (das quais você possa extrair o áudio). Escute-as com frequência, mesmo que não dê para prestar atenção por completo. Não se esqueça de reservar um tempo para escutá-las com a devida atenção.

5) Há 6 anos utilizei-me do site www.pciconcursos.com.br , para baixar todas as provas das quais precisei, atualmente este mesmo site, além de permitir que se baixe as provas, permite que você faça testes de diversas matérias, corrigindo-as automaticamente. Excelente para medir a evolução do seu estudo

Todas essas dicas de preparação são técnicas, mas tem outra dica que eu considero tão importante quanto estas, quem sabe até mais importante: a preparação emocional.

Prepare-se porque esta é e não é a última chance que você vai ter. Deposite seus esforços como se tudo dependesse disso, mas não deposite suas esperanças desta forma. É complicado pensar assim mas, desta forma você maximiza seus estudos e minimiza suas frustrações. Se, depois de todo o esforço, o fracasso bater à porta, sua preparação anterior vai te deixar melhor preparado para a próxima, mas se você pensar assim quando estiver estudando você não vai estudar o suficiente.

Tente focar seu pensamento que você deve ser o melhor que você pode ser. Não se limite em querer ser melhor do que o 2o colocado, desafie seus próprios progressos, esforce-se para ser melhor do que você era antes, e não para ser melhor do que os outros. O segundo será consequência do primeiro.

Por último, mas não menos importante, a preparação espiritual vai te dar base para que todas as outras coisas possam estar no devido lugar. Nada melhor do que saber que Deus está no controle e que Ele pode te ajudar em todos os momentos.

Religião e devoção não são moedas de troca. Deus não é obrigado a te fazer passar no concurso porque você se dedica 100% à Sua Obra. Buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e a Sua Justiça implica também em ter a motivação certa para esta busca. Ele procura verdadeiros adoradores e não interesseiros em trocar devoção e louvor por auto-promoção.

Posso compartilhar como uma experiência pessoal gratificante no 2o concurso que eu fiz: Estudei bastante, mas não o suficiente. Não me privei de continuar trabalhando nas minhas atividades rotineiras na igreja, na faculdade e em casa para estudar.

Cheguei para a prova com a sensação de não estar preparado para fazê-la, mas certo de que fiz o melhor que pude no tempo que tive. Fiz a prova com a sensação de ter sido o melhor possível, mas não o suficiente para que fosse bem colocado. Me senti um pouco frustrado por um curto espaço de tempo, mas, estranhamente tranquilo porque senti que tinha feito o melhor de mim na ocasião. Numa conversa com colegas após a prova, senti que não seria daquela vez, sentimento que se prolongou depois que saiu o gabarito.

Resultado: Fiquei em 2o lugar (concurso para 1 vaga, com cadastro de reserva). Confesso que, até hoje, tudo isso foi meio difícil de acreditar, mas foi confortante e animador. Segui para o próximo concurso empolgado e fiquei em 3o lugar (1 vaga + Cadastro de Reserva).

Após esses 2 concursos entrei no último ano de faculdade, que me tomou todo o tempo, sendo impossível me preparar para concorrer para outros concursos. Até agora...

Comentários

Postagens mais visitadas