Desafios

(Jesus) Tendo acabado de falar, disse a Simão: "Vá para onde as águas são mais fundas", e a todos: "Lancem as redes para a pesca".
Simão respondeu: "Mestre, esforçamo-nos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, porque és tu quem está dizendo isto, vou lançar as redes".
Lc 5:4 e 5

"Senhor", disse Pedro, "se és tu, manda-me ir ao teu encontro por sobre as águas".
"Venha", respondeu ele. Então Pedro saiu do barco, andou sobre a água e foi na direção de Jesus.
Mt 14:29 e 30




Em nossas vidas somos desafiados de vez em quando a tomarmos decisões, providências ou até mesmo a nos mudarmos para uma situação melhor. Desafios são propostas de novos caminhos que nos custarão alguma coisa.


Para enfrentarmos qualquer desafio precisaremos abrir mão de algo em nossa vida que se encontra em um certo nível de conforto em prol de uma situação que julgamos ser melhor do que a atual.


Nos 2 textos acima, Jesus desafiou Pedro e os outros discípulos a realizarem algo extraordinário ou improvável, e o resultado não poderia ser diferente: mais uma vez Jesus impactou a vida deles com uma nova proposta de vida baseada na fé.


Podemos tirar lições importantes dos desafios que aparecem nesses 2 textos. No texto de Lucas, o desafio é lançado pelo próprio Jesus aos discípulos cansados e desanimados com o resultado do seu trabalho. Jesus faz uma proposta simples, que os discípulos já até haviam tentado, mas, sob as palavras do seu Mestre, foram obedientes, atenderam ao desafio e tiveram sua vitória.


No segundo texto, Pedro lança o desafio. Sob a confirmação de Jesus, Pedro se lança às águas e, enquanto se encontra debaixo da fé que o lançou do barco ao mar, com os olhos e a confiança em Jesus, obteve êxito no desafio que propusera.


Nas nossas vidas, os desafios também podem surgir de necessidades externas que exigem que tomemos uma decisão e enfrentemos o que aparecer, e eles também surgem de uma vontade de mudar algo que, aparentemente,  está razoável ou bom, para algo espetacular, ou melhor.


Não importa de onde os desafios nascem, mas importa que sempre avaliemos como devemos enfrentá-los:


Primeiro: Com obediência. É vital e primordial sabermos as verdades que nos darão bases para todo o processo de mudança. Obedecer é vital para que alcancemos os objetivos propostos e tenhamos a plena certeza de que caminhamos dentro dos propósitos de Deus para nós.


Segundo: Com ousadia. Precisamos acreditar que os desafios podem ser vencidos. Precisamos acreditar que Deus está nos desafiando. Somente com essas certezas triunfaremos sobre qualquer dúvida, mesmo que pareça impossível aos nossos olhos.


Os discípulos sabiam que não havia nenhuma razão lógica para que a história da pescaria mudasse pelo simples fato de jogar a rede novamente. Para Pedro, assim como para todos os outros discípulos, andar sobre as águas era algo inimaginável. Para vencer um desafio é preciso ousar, fazer o que já foi feito, ou fazer o que nunca foi feito, sob as ordens de Deus é fazer na certeza de que estamos cumprindo o propósito dEle.


Terceiro: Com dedicação. Se estamos sob as ordens de Deus, obedecendo Suas palavras, podemos arriscar nossas vidas para segui-Lo porque Ele providenciará tudo para que, mesmo que fracassemos, possamos estar a salvo.


Quarto: Sem medo do fracasso.  No episódio de Pedro, ele andou sobre as águas até perder a sua fé e afundar. Nem por isso abandonou sua "carreira" de discípulo e, depois da morte de Jesus, realizou muitos milagres no nome dEle. 


O importante na vida é depositá-la aos pés de Deus. Nunca acredite que determinado desafio é o último, que determinado fracasso vai te fazer querer morrer. Suas esperanças devem estar depositadas em Deus, não nos benefícios que uma vitória pode trazer. Um fracasso aqui pode te deixar mais preparado para outro desafio maior à sua frente.


Encarando os fracassos como aprendizados, saberemos desfrutar melhor das nossas vidas, nunca teremos nossa fé frustrada porque o nosso Deus é poderoso e perdoador, não nos sentenciando pelos nossos méritos, mas pelo nosso compromisso com Ele, pelo selo do Espírito outorgado a nós através do sangue de Jesus.

Comentários

Postagens mais visitadas