Vidas abertas

Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração. Nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas.
Hb 4:12 e 13

Deus está sempre do nosso lado. Por diversas vezes gostamos de ouvir um "não estamos sós" para nos confortar nos momentos de dificuldades, quando nos sentimos abandonados por todos. Mas nós realmente nunca estamos sós, mesmo quando gostaríamos de poder ser esquecidos e deixados, Deus lá está. Mesmo quando nos resguardamos dos flagrantes dos homens, Ele vê.

O apóstolo Paulo nos adverte dessa maneira a procurarmos ser sinceros e honestos em todo o tempo pois, ainda que consigamos enganar os homens, nada escapa da Palavra de Deus. Ela é viva e eficaz para penetrar no mais profundo e íntimo pensamento do meu ser e trazer à tona aquilo que precisa ser mudado.

Não adianta demonstrar bondade, misericórdia e amor diante dos homens. Não adianta querer passar para os outros uma imagem melhorada de nós mesmos. Não somos avaliados apenas pelo que fazemos, mas as intenções que movem nosso coração estão sendo em todo tempo colocadas diante de Deus.

Podemos esconder nossos interesses diante dos homens. Podemos ter diversas atitudes nossas mal-entendidas por conta de não conseguirmos convencer as pessoas das nossas reais intenções. Mas de Deus nada pode ser oculto. Ele sabe de cada passo a cada momento e conhece os desejos reais dos nossos corações, e é exatamente por isso que Ele nos prova, que Ele nos disciplina: Para podermos agir não apenas da maneira correta, mas com as motivações corretas.

Deus está interessado no que você pensa, na motivação que nos move a servi-Lo, na nossa real intenção quando buscamos a Sua bênção. Ele sabe mais do que nós. É possível que estejamos cegos à respeito das nossas intenções, que o Diabo coloque em nossas mentes uma falsa intenção correta e que estejamos agindo de acordo com essa falsa intenção. Mas se somos filhos de Deus, sabemos escutar quando Ele fala e nos mostra que precisamos mudar, que o que queremos não é o que Ele quer para nós.

Se buscamos deixar que Deus nos sonde no nosso íntimo com os corações abertos a que Ele molde o nosso ser, desejaremos que a Sua Palavra penetre cada vez mais fundo em nossas almas, espíritos, que ilumine as nossas vidas naquilo que não vemos. Mas se não estamos dispostos a deixar que Ele aja livremente em nós e através de nós, nos esconderemos da Sua Palavra, não a deixaremos agir livremente em nós e seremos para sempre escravos de nós mesmos.

Precisamos viver vidas que não temam a prestação de contas com Ele. Se algo nos incomoda, com certeza Deus sabe e quer trabalhar em nossas vidas para que nos apresentemos puros, perfeitos e santos diante de Si.

Comentários

Postagens mais visitadas