Onde está o teu coração? - Parte 2



E será que, sobrevindo-te todas estas coisas, a bênção ou a maldição, que tenho posto diante de ti, e te recordares delas entre todas as nações, para onde te lançar o SENHOR teu Deus, E te converteres ao SENHOR teu Deus, e deres ouvidos à sua voz, conforme a tudo o que eu te ordeno hoje, tu e teus filhos, com todo o teu coração, e com toda a tua alma, (...)
E o SENHOR teu Deus circuncidará o teu coração, e o coração de tua descendência, para amares ao SENHOR teu Deus com todo o coração, e com toda a tua alma, para que vivas.(...)
Converter-te-ás, pois, e darás ouvidos à voz do SENHOR; cumprirás todos os seus mandamentos que hoje te ordeno. E o SENHOR teu Deus te fará prosperar em toda a obra das tuas mãos, no fruto do teu ventre, e no fruto dos teus animais, e no fruto da tua terra para o teu bem; porquanto o SENHOR tornará a alegrar-se em ti para te fazer bem, como se alegrou em teus pais, quando deres ouvidos à voz do SENHOR teu Deus, guardando os seus mandamentos e os seus estatutos, escritos neste livro da lei, quando te converteres ao SENHOR teu Deus com todo o teu coração, e com toda a tua alma.
Dt 30:1, 2, 6, 8, 9 e 10

Continuando o assunto da meditação de ontem, vamos refletir hoje sobre o ponto de vista de Deus quanto à posição dos nossos corações.

Deus não está preocupado que nós mesmos façamos mudanças em nossos corações, mas deseja apenas que o convertamos a Ele e O amemos com toda intensidade. Deus então estabelece a Sua aliança em nossos corações (v.2), e nos prosperará em toda a obra das nossas mãos.

Precisamos ter os nossos corações convertidos ao Senhor. Mas o que é converter o coração ao Senhor? É reconhecer que somente por Ele todas as partes das nossas vidas podem mudar, nos entregarmos a Ele, nos colocarmos ao Seu dispor para que, enquanto nos focamos em fazer o que Ele quer que façamos, Ele mesmo vai tirando de nossas vidas tudo aquilo que não condiz com a nova vida que temos nELe através de Cristo.

Somos perdoados, limpos, purificados e temos um novo espírito e um novo coração. E esses novos espírito e coração nos farão seguir os propósitos de Deus em nossas vidas: "Então aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei. E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis." (Ez.36:25 à 27).

Como resultado direto da nossa conversão a Deus, nossas vidas começam a produzir frutos diferentes. Onde antes haviam pensamentos impuros, agora há pensamentos controlados pelo Espírito; onde antes haviam reações tempestuosas, agora há ações pensadas e, muitas vezes, reprimidas pelo Espírito Santo; onde antes haviam palavras pesadas e insultos dos mais diversos, agora há bênçãos, tom de voz controlado e silêncio. Como o próprio Jesus disse: "O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca." (Lc 6:45).

Precisamos deixar Deus continuar a obra em nossos corações a cada dia. Assim, tudo o que fizermos será abençoado. Se nossos corações estão voltados para Ele, então nossa preocupação foca-se apenas no que Ele quer de nós. Assim tudo que Ele quer para nós se manifestará, e brilhará como o brilho da Sua Glória.

Comentários

Postagens mais visitadas