Respondendo ao chamado
Porque o que é chamado pelo Senhor, sendo servo, é liberto do Senhor; e da mesma maneira também o que é chamado sendo livre, servo é de Cristo.
1Co 7:22
Todos nós cristãos respondemos ao chamado de Cristo quando entregamos nossas vidas a Ele no dia que nos convertemos. Mas o chamado à nova vida com Cristo não é o único que recebemos. Deus nos chama a trabalhar na Sua obra.
Mas trabalhar na obra de Deus nem sempre implica que exerceremos aquilo pra o qual somos capacitados a fazer, ou seja, ainda que você tenha o dom de ensinar e o exerça para suas atividades seculares, não significa que este será o seu chamado para a Obra.
Prova disso é que Deus chamou a Moisés, Isaías e Paulo, entre outros, que não se julgavam capazes, ou se julgavam indignos ou até mesmo eram contra os princípios cristãos. Mas para todos eles (e todos nós) o chamado veio acompanhado de uma capacitação, uma transformação sobrenatural para que eles pudessem (e nós possamos) exercer o ministério para que foram chamados.
E você? Como tem respondido ao chamado de Deus?
1)Samuel: Reconhecendo a voz de Deus
O SENHOR, pois, tornou a chamar a Samuel terceira vez, e ele se levantou, e foi a Eli, e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Então entendeu Eli que o SENHOR chamava o jovem.
Por isso Eli disse a Samuel: Vai deitar-te e há de ser que, se te chamar, dirás: Fala, SENHOR, porque o teu servo ouve. Então Samuel foi e se deitou no seu lugar.
Então veio o SENHOR, e pôs-se ali, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel. E disse Samuel: Fala, porque o teu servo ouve.
1Sm 3:8-10
Quando Deus nos chama, Ele insiste até que respondamos, por isso é importante termos os ouvidos atentos à voz de Deus e àqueles que nos trazem conselhos de Deus.
Samuel, por si mesmo, não respondeu ao chamado do Senhor inicialmente porque era inexperiente e contava com a luz de Eli para que crescesse para o ministério que fora chamado.
Deus falou com Samuel através de Eli, lhe passando a informação de que era Ele quem estava chamando, e depois lhe falou diretamente, iniciando seu ministério como Profeta de Israel.
E você? tem ouvido a voz de Deus te chamar? Não tem certeza? O chamado de Deus é algo muito sério e, se estivermos incapazes de reconhecer a Sua voz a nos chamar, devemos estar em comunhão com quem tem maturidade o suficiente para que nos aconselhe como devemos responder ao chamado do Senhor.
2) Isaías: Sendo capacitados para o chamado
Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos.
Porém um dos serafins voou para mim, trazendo na sua mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz;
E com a brasa tocou a minha boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada, e expiado o teu pecado.
Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.
Is 6:5-8
Quando Isaías se deparou com a visão do trono de Deus, ele já sabia que, se saísse vivo dali, sairia mudado e, principalmente, Isaías sabia da sua condição de pecador e que, estando assim, não era digno de viver o momento que vivia.
Estando ciente da sua posição de indignidade, Isaías foi limpo do seu pecado e respondeu com prontidão ao chamado de Deus.
Será que estamos nos escondendo atrás de nossas incapacidades, da nossa condição de pecador e miserável para não responder ao chamado do Senhor? Nossos pecados são limpos das nossas vidas pelo Sangue de Jesus. Só ficamos indignos se não procuramos viver em Santidade de acordo com a luz que temos, mas se nos deixamos trabalhar pelo Senhor, ainda que os nossos pecados sejam vermelhos como o carmezim, se tornam brancos como a lã e nos deixam prontos para prontamente respondermos ao chamado do Senhor.
3)Quando Deus chama é a hora
E disse a outro: Segue-me. Mas ele respondeu: Senhor, deixa que primeiro eu vá a enterrar meu pai.
Mas Jesus lhe observou: Deixa aos mortos o enterrar os seus mortos; porém tu vai e anuncia o reino de Deus.
Disse também outro: Senhor, eu te seguirei, mas deixa-me despedir primeiro dos que estão em minha casa.
E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus.
Lc. 9:59-62
O momento que Deus no chama é a hora certa para estarmos prontos para responder. Deus não nos chama esperando ouvir: "Mas Deus, deixa eu me formar primeiro, assim eu tenho mais tempo..." ou "Assim que eu conseguir aquele emprego que estou pedindo para Ti poderei mais do que trabalhar na Obra, terei mais recursos para colocar a Sua disposição.".
Não importa o quão justos sejam os nosso motivos para que não respondamos o chamado de Deus, se hesitamos estamos nos colocando incapazes de responder ao chamado para o qual fomos designados.
O chamado de Deus não é brincadeira. Responder a este chamado quando não achamos que é a hora é colocar em primeiro lugar o Reino de Deus e abrir as portas para que todas as outras coisas nos sejam acrescentadas.
Em toda a Bíblia Deus chama homens e mulheres, desde crianças até em idade avançada, e eu poderia citar diversos outros exemplos aqui como Paulo, Gideão, Davi, Salomão, entre tantos outros. Mas o mais evidente nas respostas de todos os chamados que Ele faz é que, aqueles que responderam ao chamado, responderam com prontidão, foram capacitados de forma sobrenatural e colocaram a Deus em primeiro lugar nas suas vidas.
E você, como tem respondido ao chamado de Deus?
Comentários